O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Tratamento, prevenção e complicações da diarreia

Tratamento da diarreia
Se tiver diarreia, beba muitos fluidos para evitar ficar desidratado. São preferidas a água, o sumo de frutas e as bebidas isotónicas, que substituem os minerais e os sais perdidos. As crianças com diarreia e vómitos devem continuar a beber pequenas e frequentes quantidades de água ou fluidos especiais de hidratação, disponíveis nas farmácias. O seu farmacêutico poderá aconselhar. Também é bom comer alimentos ricos em hidratos de carbono, como batatas, arroz e pão..
Se o seu filho tiver vontade de comer, dê-lhe sopa e alimentos ricos em hidratos de carbono. Os medicamentos anti-diarreicos normalmente não são necessários, mas podem ser tomados, se desejar. Contudo, não devem ser dados a crianças ou caso haja sangue nas fezes. Podem ser usados o paracetamol (na forma líquida para as crianças) e o ibuprofeno no caso de febre. Se um bebé tiver diarreia, pode ajudar dar-lhe temporariamente um leite de baixo teor de lactose ou sem lactose. Se estiver a amamentar, tente evitar consumir lacticínios, pois resíduos de lactose podem passar para o leite materno.

Prevenção da diarreia
Um bom nível de higiene e limpeza evitará que as infecções que causam diarreia se espalhem. Deve sempre lavar as mãos depois de ir à casa de banho, de tocar em animais, de fazer jardinagem e antes de tocar nos alimentos. Se tiver diarreia, deverá ter muito cuidado com a sua higiene e não deve partilhar toalhas. Se o seu emprego implicar trabalhar num ambiente de cuidados de saúde ou preparação de alimentos, deve falar com o seu empregador e esperar 48 horas até voltar ao trabalho.

Complicações da diarreia
Se achar que você ou o seu filho estão desidratados, deve ligar de imediato para o seu médico de família. São sinais de desidratação uma micção reduzida, boca e língua secas, falta de sensibilidades, olhos vidrados, sonolência e confusão. Também deve contactar o seu médico de família se vir sangue ou muco nas fezes, se vomitar por mais do que um dia, se apanhou a infecção no estrangeiro ou se a diarreia não passar dentro de três a quatro dias.

Saiba quais as causas da diarreia, quais os sintomas da diarreia, como é feito o diagnóstico, e quais os tipos de diarreias que existem.