O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Diarreia e Reidratação (Opções terapêuticas e prevenção)

A terapia de reidratação oral é a administração de líquidos por boca para evitar ou corrigir a desidratação produzida pela diarreia. A terapia de reidratação oral é o método padrão para o manejo eficaz e rentável da gastroenterite aguda, também nos países desenvolvidos.
A solução de reidratação oral é o líquido desenvolvido especificamente para a terapia de reidratação oral.

Uma Solução de Reidratação Oral mais eficaz e com menor osmolaridade (menores concentrações de sódio e glicose, provocando menos vômitos, menos fezes, e diminuindo a necessidade de infusões intravenosas, comparado com a Solução de Reidratação Oral padrão) foi desenvolvida para uso mundial. A Solução de Reidratação Oral hipotônica da OMS também é recomendada para o tratamento de adultos e crianças com cólera. A terapia de reidratação oral consiste em:
  • Reidratação — administram-se água e eletrólitos para repor as perdas.
  • Terapia líquida de manutenção (acompanhada por uma nutrição apropriada).
O uso da terapia de reidratação oral pode estar contra-indicado em crianças em choque hemodinâmico ou com íleo abdominal. Quando a criança não tolera a Solução de Reidratação Oral por via oral (vômitos pertinazes), pode usar-se a via nasogástrica para administrar a Solução de Reidratação Oral.
A nível mundial, as taxas de cobertura com Solução de Reidratação Oral  ainda não chegam a 50%, portanto, é preciso fazer esforços para melhorar essa percentagem.
A Solução de Reidratação Oral  à base de arroz é superior à Solução de Reidratação Oral padrão para adultos e crianças com cólera e pode ser utilizada para tratar os pacientes onde sua preparação for conveniente. A Solução de Reidratação Oral de arroz não é superior à Solução de Reidratação Oral padrão no tratamento de crianças com diarreia aguda não-colérica, especialmente quando são administrados alimentos pouco depois da reidratação, tal como é recomendado para evitar a desnutrição.