O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Doenças diarreicas e suas características epidemiológicas

Calcula-se que no ano 2000 as doenças diarreicas cobraram entre 1.4 e 2.5 milhões de vidas; elas estão entre as principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Tanto a incidência como o risco de mortalidade por patologia diarréica são maiores entre as crianças menores de 1 ano, e depois disso os números vão diminuindo. Outras conseqüências diretas da diarreia infantil nos países com recursos limitados incluem desnutrição, retardo do crescimento e perturbação do desenvolvimento cognitivo.
Nos países industrializados os pacientes que morrem por diarreia são relativamente poucos, mas segue sendo uma causa importante de morbidade além de incorrer em custos substanciais para a saúde.
Durante as últimas três décadas houve uma redução consistente da taxa de mortalidade nos países em desenvolvimento, graças a fatores tais como a distribuição e uso generalizado de Soluções de Reidratação Oral (SRO), maior freqüência e/ou duração da alimentação no peito, melhor nutrição, melhor estado sanitário e higiene e um aumento da cobertura de vacinação contra o sarampo.
Durante as duas últimas décadas, a morbidade causada por diarreia permaneceu relativamente constante, com cada criança menor de 5 anos apresentando uma média de três episódios anuais.