O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Tratamento da diarreia aguda

Com a Solução de Reidratação Oral é possível tratar os casos não complicados de diarreia em crianças no domicílio, independentemente do agente etiológico. Os cuidadores devem ser orientados para detectar sinais de desidratação, quando a criança parece estar doente ou não está respondendo ao tratamento. A intervenção precoce e administração de Soluções de Reidratação Oral reduzem a desidratação, a desnutrição e outras complicações e contribuem para diminuir o número de consultas clínicas e potencialmente o número de hospitalizações e mortes.
A automedicação em adultos saudáveis é segura. Alivia incômodos e disfunção social. Não há nenhuma evidência de que prolongue a doença.
Em adultos que podem manter a ingestão de líquidos, a Solução de Reidratação Oral não proporciona nenhum benefício. Não reduz a duração da diarreia nem o número de evacuações. Nos países desenvolvidos, os adultos com diarreia aguda aquosa devem ser encorajados a ingerir líquidos e sal em forma de sopas e bolachinhas salgadas. Nos pacientes pediátricos, o suporte nutricional com alimentação contínua melhora os resultados.
Entre as centenas de produtos de venda livre promovidos como agentes antidiarreicos, unicamente a loperamida e o subsalicilato de bismuto têm suficiente evidência de eficácia e segurança.
Princípios da automedicação:
  • Manter uma ingestão adequada de líquidos.
  • O consumo de alimentos sólidos deve ser guiado pelo apetite em adultos — refeições pequenas e leves.
  • A medicação antidiarreica com loperamida (dose flexível de acordo com as evacuações) pode diminuir a diarreia e encurtar a duração.
  • A prescrição de tratamento antimicrobiano é reservado somente para diarreia dos residentes ou para ser incluído em kits de viagens (adicionar loperamida).
O conhecimento das famílias sobre a diarreia deve ser reforçado em áreas tal como prevenção, nutrição, uso da terapia de reidratação oral/Solução de Reidratação Oral, suplemento de zinco, e quando e onde consultar. Quando possível, as famílias devem ser encorajadas a ter pacotes de Solução de Reidratação Oral pronto para misturar e zinco (xarope ou comprimido) disponível para uso imediato, caso haja necessidade.