O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Diarreia, prevenção e tratamento de desidratação

As partes mais importantes do tratamento da diarreia são: 
- Evitar que a desidratação ocorra, se possível,
- Tratar a desidratação rapidamente, se ocorrer,
- Dar suplementos de zinco por 10/14 dias, dependendo da disponibilidade de suprimentos e política nacional, para reduzir a gravidade do episódio e para reduzir a incidência de episódios de diarreia nos 2 a 3 meses seguintes; 
- Alimentar a criança.

A prevenção da desidratação 
Em casa, a desidratação pode geralmente ser evitada através da ingestão de mais líquidos logo que a diarreia seja iniciada. Para isso, deve dar os líquidos caseiros recomendados ou dar fluidos à base de alimentos disponíveis, como o mingau, sopa ou arroz-água. Também deve aumentar a frequência das mamadas, ou dar leite preparado com o dobro da quantidade normal de água. Os tipos de fluido ou soluções utilizadas na sua área, que podem prevenir a desidratação em casa dependerá de:
- Tradições locais para o tratamento de diarreia,
- Disponibilidade de uma solução baseada em alimentos adequados,
- Disponibilidade de sal e açúcar,
- Acesso das pessoas aos serviços de saúde,
- Disponibilidade de sais de reidratação oral.

Tratamento de desidratação 
Se ocorrer desidratação, a criança deve ser levada a um agente comunitário de saúde ou centro de saúde, para tratamento. O melhor tratamento para a desidratação é a terapia oral com uma solução feita com SRO.
Para o tratamento da desidratação, SRO deve sempre ser usado, se possível.