O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Diarreia e o exame fisico ao paciente

O exame físico deve ser completo, para se conhecer a repercussão da diarreia, e pode sugerir o diagnóstico. O mais importante, no exame físico, é caracterizar a desidratação e a desnutrição, se estiverem presentes. Outros dados importantes são eritemas, úlceras na boca, nódulos na tireóide, sibilos na ausculta pulmonar, artrite, ruídos cardíacos, hepatomegalia, massa abdominal, ascite, edemas e o exame anorretal.
Nas informações a serem obtidas do paciente com diarreia, não podem ser esquecidas aquelas referentes à duração, o que define se é aguda ou crônica, o seu padrão, que orienta quanto à localização da causa, o comprometimento sistêmico associado à diarreia, a presença de sangue nas fezes, que pode vir misturado com as mesmas, vir após a evacuação ou mesmo haver evacuação unicamente de sangue, a existência de esteatorréia, restos alimentares nas fezes, o hábito intestinal noturno e sintomas de comprometimento de outros órgãos, como dor articular e lesões cutâneas.
O exame físico deve ser aquele realizado na observação clínica, e atenção e o cuidado são indispensáveis. Merecem destaque os sinais de desidratação, má-absorção, doenças inflamatórias e outras, como esclerodermia, diabetes e hipertireoidismo.


Diarreia e medicamentos

Para além do exame fisico do paciente, o médico irá ainda avaliar os medicamentos que tem estado a tomar. O seu médico pode perguntar sobre quaisquer medicamentos que está a tomar, incluindo os medicamentos que não necessitam de receita médica.. Além disso, informe o seu médico sobre quaisquer suplementos que você toma.
Pode ainda promover-se um teste sanguineo. Um teste de hemograma completo pode ajudar a determinar o que está causando a sua diarreia.
Pode ainda tornar-se útil recorrer a um exame de fezes. O seu médico pode recomendar um exame de fezes para determinar se uma bactéria ou parasita está causando a sua diarreia.