O que motiva a diarreia, causas, sintomas e tratamento da diarreia, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Historial do paciente com diarreia

Os sintomas da dermatite, podem distinguir-se entre a fase aguda e a fase crónica.
A diarreia é subjectiva, e pode ser definida como um aumento no volume, frequência de fezes ou de fluidez em relação ao normal para o paciente. Disenteria é diarreia com a presença de sangue, muco e proteína nas fezes, e muitas vezes está associada com sinais e sintomas de doença sistémica, por exemplo, febre, perda de peso, anorexia, dor abdominal e desidratação.

A diarreia aguda podem ser classificados em osmótica, secretora, inflamatória e dismotilidade. Com diarreia osmótica, o jejum geralmente resulta em resolução da diarreia, mas com a diarreia secretora o jejum provavelmente não fará diferença.

Conhecer a história clínica do paciente

Na história do paciente com diarreia, alguns itens devem ser esclarecidos:
  1. As características do início da diarreia. Ela pode ser congênita, ter início abrupto ou gradual.
  2. O padrão de diarreia, contínua ou intermitente.
  3. Duração do sintoma.
  4. Fatores epidemiológicos, como viagens antes do início da diarreia, possível exposição a alimento ou água contaminada e doenças em membros da família ou em pessoa da relação do paciente.
  5. Características das fezes: aquosas, sanguinolentas ou esteatorréia.
  6. Presença ou ausência de incontinência fecal.
  7. Presença ou ausência de dor abdominal e sua característica. Dor abdominal está freqüentemente presente na doença inflamatória, intestinal, síndrome do intestino irritável e isquemia mesentérica.
  8. Perda de peso, o que pode acontecer com qualquer doença que provoque diarreia, uma vez que o paciente, geralmente, diminui a ingestão com a intenção de reduzir o sintoma. Entretanto, perda de peso acentuada pode indicar má-absorção, neoplasia ou isquemia.
  9. Fatores agravantes, como alimentação ou estresse.
  10. Fatores de melhora, como alterações na alimentação ou remédios.
  11. Resultados de exames já realizados.
  12. Fatores iatrogênicos. História pregressa de ingestão de medicações, radioterapia e operações deve ser esclarecida.
  13. Diarreia factícia, provocada pela ingestão de laxantes, deve ser considerada em todo paciente com o sintoma. Ela está, geralmente, associada a desordens na alimentação, ganhos secundários ou antecedentes de simulação de doença.
  14. Presença de doença sistêmica, como hipertireoidismo, diabetes melito, doenças do colágeno, doenças inflamatórias, neoplasias ou síndrome da imunodeficiência adquirida.